A jornada de “Girls” tem sido longa. Planejada originalmente como o primeiro single do novo álbum de Rita, a música seria uma colaboração com Charli XCX e a dinamarquesa , porém de última hora foi substituída pelo hit “Your Song”, escrito por Ed Sheeran. Então Rita Ora apresentou a música pela primeira vez em um festival da BBC, aonde Charli XCX apareceu juntamente com RAYE, substituindo MØ. Então, Rita Ora afirmou que “Girls” seria seu segundo single, afirmando que a música teria a colaboração de várias mulheres, dentre elas a rapper e compositora altamente requisitada no momento, a americana Starrah. Mas isso não aconteceu e os planos mudaram não apenas com a escolha do single mas também com a escolha das colaboradoras.

“Anywhere” ganhou o posto de segundo single de Rita enquanto “Girls” ficou agendada para um possível lançamento em Janeiro do ano que vem. Depois, em entrevista, Rita Ora deixou escapar que Bebe Rexha seria a segunda vocalista na versão final da música, substituindo as outras cantoras anteriormente mencionadas. Bebe Rexha prontamente confirmou tudo no twitter e disse que uma terceira pessoa estaria na música, levantando vários rumores, com nomes como Zara Larsson e Noah Cyrus sendo cogitados entre os fãs.

Agora os rumores chegam ao fim, com a confirmação de que a terceira colaboradora na música se trata da rapper Cardi B. A americana é uma estrela da TV dos Estados Unidos e recentemente ganhou notoriedade ao alcançar o topo da Billboard com seu single viral, “Bodak Yellow”. Cardi, assim como Rita, Charli e Bebe, ela é contratada da Warner Music Group, sobre o selo da Atlantic Records como Rita e Charli. Um verso chegou a ser divulgado pelo site That Grape Juice: “I just want to kiss bad b*tches all day / Cardi B (B) stands for both ways. / Bisexual… incredible… I’m telling you… only kiss it if tastes edible” (Eu quero beijar vadias más todo o dia / O B de Cardi B representa os dois lados / Bissexual, incrível, eu estou te dizendo, apenas beije se o gosto for comestível).

A decisão de inclusão de Cardi na música é extremamente estratégica. Apesar de seus números impressionantes nos Estados Unidos, aonde seus três primeiros singles apareceram no top 10 da Billboard este ano, ela ainda não conseguiu fazer números significantes ao redor do mundo. Ou seja, enquanto Rita a ajudará nesses outros mercados que Cardi ainda não conseguiu fazer um grande impacto, Cardi ajudará Rita com o mercado americano, o único que Rita ainda não conseguiu reconhecimento.

Aliás, tudo ao redor de “Girls Girls Girls” (possível nome final da música) é extremamente bem pensado pela gravadora de Rita, o que justifica a substituição constante de colaboradoras na música ao longo dos últimos meses. Bebe Rexha assinou com a empresa de gestão de Rita Ora, a First Access Entertainment e conseguiu números altamente expressivos em plataformas de streaming e nas rádios americanas, o que deve ajudar no posicionamento da música em playlists. Charli XCX apesar de não estar com nenhum grande hit no momento, tem toda a crítica especializada ao seu lado, colocando uma credibilidade e expectativa na música que poucas vezes Rita conseguiu ter na esfera online.

Desde seu anúncio, “Girls Girls Girls” tem sido muito comentada nas redes sociais, comparando a colaboração com grandes hits femininos colaborativos, como “Bang Bang” e “Lady Marmalade”. Apesar da comparação ser saudável, queremos lembrar que há espaço para todas e quanto mais parcerias femininas, mais solidificada e bem representada a música pop estará. A própria Rita Ora disse que esse é o objetivo de “Girls Girls Girls”, celebrar mulheres apoiando umas às outras nesse importante momento que passa a música pop, com uma presença masculina cada vez mais dominante nos charts.

Sobre o lançamento da música, ainda é incerto afirmar quando ocorrerá. Os planos de “Girls Girls Girls” ser um single não são de hoje, porém tudo ganhou uma mudança repentina nas últimas semanas, com Rita Ora já tendo dois lançamentos confirmados para o mês de Janeiro. O primeiro será “For You”, sua colaboração com Liam Payne que será o tema do filme final da trilogia “Cinquenta Tons de Cinza”, que conta com Rita no elenco. O segundo se trata de “Proud”, música promocional que será divulgada por Rita Ora durante um comercial no Grammy de 2018 feita em parceria com uma campanha publicitária da Absolut Vodka que tratará de histórias de representatividade e aceitação LGBTQ+ e outras minorias. Então, ainda não podemos afirmar com certeza que “Girls Girls Girls” será lançada em Janeiro, mas podemos afirmar que a música será lançada no primeiro trimestre: o álbum de Rita teve seu lançamento agendado para Março.