Já não é mais novidade nenhuma que Rita Ora está com um processo aberto contra a sua antiga gravadora, a Roc Nation, por ter ficado presa em termos legais após uma mudança de direção do selo em 2013, forçando-a a financiar seus projetos musicais em todos os ângulos possíveis e mesmo assim retendo o lançamento de não apenas um, mas múltiplos álbuns criados por Rita Ora no período de 2013 à 2015.
Agora no começo de 2016, Rita Ora se mantém muito quieta sobre o assunto. Nenhuma entrevista divulgada, apenas algumas aparições publicas e um futuro incerto. Vamos tentar responder algumas das questões que tem passado na cabeça dos fãs.

Vai ter álbum em 2016?

A resposta para isso é absolutamente incerta. No final do ano passado, quando a notícia da ação foi revelada, a Roc Nation removeu os dados de Rita Ora de seu site oficial, dando a entender que eles a dispensaram como o pedido na ação. O problema é que só essa ação simbólica não basta em termos legais, e por mais que a saída possa ter sido amigável, a quebra de contrato no caso de Rita só poderia ocorrer por meio de um dispositivo legal, no caso o processo judicial. E para Rita poder lançar um álbum, um single ou qualquer música legalmente, ela precisa vencer este processo judicial e estar em uma nova gravadora.
Sabemos que Rita tem uma equipe pessoal extremamente competente e dedicada (afinal, se não fossem essas pessoas que trabalham pessoalmente e exclusivamente para ela, a situação estaria MUITO pior para Rita) e que ela provavelmente já está em conversas com outras gravadoras, felizmente ela não terá problemas para assinar com outros selos caso/quando for liberada da Roc Nation formalmente. E vale lembrar que ela ainda está assinada com a Sony UK e a Columbia Records.

Recentemente a empresa de gestão pessoal de Rita deu a entender que grandes coisas relacionadas à Rita estariam vindo (mas não especificaram se isso é musicalmente falando) e na sua entrevista mais recente, Rita disse que o álbum sai em 2016 mesmo, mas a previsão de lançamento continua vaga.

EM RESUMO: A resposta para a pergunta é “talvez”.

 

O que é esse projeto feito em parceria com Damon Baker?

Tudo o que podemos dizer é que é, sim, relacionado ao novo álbum. Damon Baker é o responsável por toda a arte do álbum: fotografou as fotos promocionais de “Poison”, “Body on Me”, as fotos do calendário oficial e eles fotografaram no final do ano passado as imagens que estarão no encarte do álbum. Um projeto paralelo entre Rita e Damon também está ocorrendo, mas não está claro o que é especificamente, tudo indica que seja um livro de fotografias ou algo parecido, mas o que se sabe é que as fotos do ensaio fotográfico do álbum serão usadas nesse projeto também.

I.Can't.Wait.

Uma foto publicada por Rita Ora (@ritaora) em

 

Qual a razão de Rita estar se mantendo tão calada em meio à tudo isso?

Não é claro, mas nós acreditamos que ela não quer se pronunciar publicamente sobre isso até a situação estar completamente resolvida em seus termos legais. Declarações publicas feitas por ela podem ter algum impacto negativo no desenrolar do processo.

 

Rita tem direito às músicas que foram gravadas neste período aonde lançou apenas alguns singles?

Ela tem direitos parciais sobre tudo o que compôs e/ou pagou para que as músicas fossem criadas. Porém existem vários outros fatores que devem ser levados em consideração, se ela usou compositores e produtores que são assinados com a Roc Nation, eles também terão direitos sobre as músicas. Por exemplo, dificilmente ela lançará alguma das músicas que ela gravou com o DJ Mustard, pois ele é contratado da Roc Nation. Então essa é uma pergunta que pode ser respondida com: depende da música. Porém não se sabe como está sendo o desenrolar do processo e dependendo do que estiver sendo negociado, ela pode acabar ganhando o direito total sobre as músicas, mas claro, isso não passa de especulação.

 

O que Rita Ora está fazendo no momento?

Aulas de dança e secretamente trabalhando em writing camps. Para quem não sabe, writing camps são locais, como a casa de Rita em West Hollywood, por exemplo, aonde reunem-se compositores e produtores para criar músicas para um único artista. Ela está sendo muito secretiva em relação à isso e não se sabe quem está gravando com ela. O que sabemos é que ela está criando material novo desde o final do ano passado e está muito focada nisso no momento.

No mês que vem ela tem dois shows em Dubai e não sabemos ainda quando ela se juntará às filmagens de Cinquenta Tons Mais Escuros e Cinquenta Tons de Liberdade, que ocorrerão paralelamente a partir do mês que vem. Ela também mencionou que fez alguns testes para novos papeis no cinema, e que a participação dela nesta franquia de sucesso abriu muitas portas para o futuro dela no cinema.

 

Qual o futuro das músicas apresentadas por Rita ao vivo ou com prévias divulgadas?

Incerto. Sugerimos que todos não se apeguem à nenhuma música, inclusive as lançadas oficialmente, pois o álbum pode ser totalmente diferente do que esperamos.

 

Por que ela não lança/lançou uma mixtape?

Ela disse em uma entrevista que queria uma vazar sua música na internet, mas ela disse que pensou com mais calma e desistiu da ideia, e que iria agir de forma mais inteligente. Pode ser que ela estava se referindo à dar músicas de graça quando poderia lucrar em cima da espera por elas, ou então sobre agir inteligentemente, esperando a hora certa para poder entrar com o processo contra a Roc Nation, que de acordo com alguns especialistas, foi a atitude correta, já que ela entrou no caso da lei de 7 anos da Califórnia, o que faz com que a causa de Rita seja considerada “ganha”.

 

Podemos esperar músicas de Rita, que não sejam relacionadas ao álbum, no futuro?

No máximo colaborações em músicas de outros artistas e possivelmente trilhas sonoras, enquanto a situação legal dela não for solucionada.

 

O processo demorará para acabar?

Felizmente, tudo indica que não, já que a Roc Nation deu indícios públicos que ela será liberada do contrato. Cabe agora à justiça e aos advogados acertarem todos os detalhes para que Rita possa ser livre para continuar sua carreira musical.

 

Essa demora não é prejudicial à carreira de Rita?

O que foi prejudicial para a carreira de Rita foi a forma com que a Roc Nation lidou com ela após 2013, quando eles romperam o contrato com a Sony e deixaram ela presa em uma disfunção legal. Essa espera pelo final do processo e a futura vitória de Rita é a única forma de tentar correr atrás do tempo perdido.