Rita Ora diz que seu segundo e altamente aguardado álbum é dedicado à Avicii, que faleceu no começo deste ano. A cantora, de 27 anos, trabalhou com o DJ sueco em sua música “Lonely Together”, que foi lançada como single em Agosto. Ela prestou homenagens ao saudoso produtor, que faleceu de um aparente suicídio, ao incluir a música em seu álbum “Phoenix”. Ela disse à coluna A-List do Evening Standart:

“Estou prestando homenagem à ele ao colocar Lonely Together no álbum. Estamos dando segurando as chamas por ele. Ele foi uma pessoa incrível e um grande talento. Ficamos muito amigos e ele mudou minha vida. De certa forma, esse álbum é dedicado à ele”

Rita lançou seu álbum, o primeiro desde sua estreia em 2012, numa festa particular no Annabel’s em Mayfair no começo da semana. Ela foi acompanhada na festa, patrocinada pela Cîroc, de amigos incluindo Nick Grimshaw, bem como sua irmã Elena e seus pais Vera e Besnik. Ela disse que o longo processo contra sua antiga gestão e gravadora Roc Nation foi uma parte da razão do adiamento entre álbuns, mas disse que a batalha legal inspirou o título do projeto:

“É realmente uma mensagem empoderadora. Não sou uma especialista em mitologia grega, mas a fênix é um tema realmente comum e muito forte. É como um novo sopro de vida. Como uma fênix tem muitas vidas. Me sinto como uma fênix para ser honesta com você. Passei por muita coisa pra ter esse álbum pronto. E eu finalmente consegui”

A estrela disse que sempre fará de Londres seu lar, adicionando que uma das músicas é dedicada à cidade. Ela disse:

“Falling To Pieces é sobre Londres e é a faixa que eu estou mais orgulhosa. Tem muitos elementos musicais nela. Tem uma letra muito triste mas é justaposta contra música animada. É um equilíbrio do que Londres me faz sentir. É meu lar”