Lançamento: Segundo trimestre de 2017.

Título: Não definido até o momento.

Principal produtor: Andrew Watt, guitarrista e compositor, trabalhou com nomes como Justin Bieber, Skrillex, Kygo, DJ Snake, Post Malone, Cody Simpson e SNBRN.

Primeiro Single: “Your Song”, composta por Ed Sheeran e Steve Mac


Início das sessões de estúdio

Após entrar em acordo com a Roc Nation, Rita Ora esteve em estúdio com PartyNextDoor, enquanto ao mesmo tempo filmava “Cinquenta Tons Mais Escuros” e “Cinquenta Tons de Liberdade”, em Vancouver. Depois, entrou em hiato das gravações, assinou contrato com a Atlantic Records e começou as filmagens do America’s Next Door. Todo o material gravado antes disso não deverá ser usado, por questões legais envolvendo a Roc Nation.

Sonoridade

Rita Ora está explorando duas vibes no mesmo álbum. Por um lado ela busca um dancepop europeu, arrojado e suave, com algumas nuances urbanas. Por outro ela busca músicas que explorem um lado mais cru, alternativo e que destaquem seus vocais, incluindo instrumentação ao vivo. O álbum deve mostrar estes dois lados de Rita.

A primeira vez que Rita falou abertamente sobre o álbum foi para a Billboard, no final de 2016:

Você finalmente se livrou de seu contrato com a Roc Nation após uma longa disputa legal. O que podemos esperar de seu próximo álbum?

Me mudei para a Atlantic, finalmente, e estou num grande caminho. Trabalhei com pessoas incríveis, como Stargate, e realmente tirei um tempo. Até mesmo Nile Rodgers colocou uns riffs de guitarra muito legais nele. Tenho músicos de respeito que eu amei enquanto crescia, e membros de bandas para quem eu abri shows em turnês, como o Coldplay, que me deram conselhos, e agora estou finalmente colocando eles em ação.

O que é melhor é que as pessoas estão querendo realmente estar envolvidas nisso, o que é animador para mim: meu retorno para a música, que é o meu primeiro amor. Me lembra de quem eu sou. Enquanto passei pela transição de gravadoras, me esqueci disso. Agora eu tenho a chance de ser livre. Escrevi tudo neste álbum, é música ao vivo, obviamente mixada com algumas boas batidas. É tudo sobre melodias e meu amor por soul e harmonias. É a primeira vez que eu estive orgulhosa de minha música.

Tem um tema para o álbum?

Sim: Londres! Ser do Reino Unido e ter esse amor pelo grime e o rap britânico, os Skeptas e os Giggs do mundo que nós temos representando nossa juventude, isso é muito importante para mim. Tem uma música chamada “I’m Not Afraid” que fala sobre tudo o que as pessoas pensam que eu fugi ou desisti. Tem uma música chamada “Soul Survivor”. Não é um álbum emotivo, este é um álbum de alegrias. É sobre se libertar. É como um renascimento.


Títulos de faixas gravadas

Título

Status

Descrição

Compositores

Why Não confirmada, depende da confirmação da parceria de Shawn Mencionada em entrevista à Nick Grimshaw da BBC. Rita disse que enviou a música para Shawn Mendes, pedindo que ele aceitasse fazer um dueto com ela nesta faixa pois ela só lançaria essa música se fosse um dueto com ele, e, de acordo com ela, ele ficou interessado, e que tudo dependeria da agenda dos dois para acontecer. ??
I’m Not Scared Confirmada Mencionada em entrevista à Billboard ??
Soul Survivor Confirmada Mencionada em entrevista à Billboard ??
Paper Heart Não confirmada, possivelmente inclusa no álbum Faixa registrada, gravada em setembro de 2016 Andrew Bannister, Malika, Nick Jarl, Richey McCourt
Explode Não confirmada, possivelmente descartada Faixa registrada Henry Fong, DallasK, Sam Romans
Hell of a Life Não confirmada, possivelmente inclusa no álbum Faixa registrada, gravada entre setembro e novembro de 2016 Andrew Watt, Ali Tamposi, Brian Lee, Louis Bell
Give It Back Não confirmada, possivelmente descartada Faixa registrada Rita Ora, Fraser T. Smith
Swagger Não confirmada, possivelmente descartada Faixa registrada Rita Ora, Fraser T. Smith
Slow Não confirmada, possivelmente descartada Faixa registrada Rita Ora, Fraser T. Smith
Army of One Não confirmada, possivelmente descartada Faixa registrada Rita Ora, Fraser T. Smith, Ina Wroldsen, Chris Loco
Ribbons Não confirmada, possivelmente inclusa no álbum Faixa registrada, gravada entre setembro e outubro de 2016 Georgia Ku, Gerard O’Connell, Tommy Baxter, Adam Midgley
Losing My Cool Não confirmada, possivelmente inclusa no álbum Faixa registrada, gravada entre setembro e outubro de 2016 Georgia Ku, Gerard O’Connell, Tommy Baxter, Adam Midgley
Your Song Primeiro single do álbum Gravada em abril de 2017 Ed Sheeran, Steve Mac
All That I Want Não confirmada, possivelmente inclusa no álbum Faixa registrada, provavelmente inclusa no álbum Rita Ora, Ammar Malik, Steve Mac
Keep Talking Confirmada Mencionada em entrevista por Rita Ora para o The Sun Julia Michaels, Justin Tranter
Girls (feat. Charli XCX & MØ) Confirmada Mencionada em entrevista para o The Sunday Times Ali Tamposi, Andrew Watt
Falling To Pieces Confirmada Mencionada em entrevista para o The Sunday Times Ali Tamposi, Andrew Watt
Velvet Rope Confirmada Mencionada em entrevista para o The Sunday Times Sam Romans, Jimmy Napier
Him & Me Confirmada Mencionada em entrevista para o The Sunday Times Rita Ora
Summer Love Confirmada Apresentada ao vivo no BBC Radio 1’s Big Weekend Rita Ora

Produtores envolvidos desde então:

Digital Farm Animals: Digital Farm Animals é o nome artístico de Nicholas Gale, um cantor, compositor e produtor britânico. Recentemente ele produziu o smash “Be The One” da cantora Dua Lipa, o hit “No Money” do Galantis, e tem trabalhado com Louisa Johnson, protegida de Rita Ora desde o The X Factor.

Ali Tamposi: Compositora americana, ganhou notoriedade ao escrever a música “Stronger” de Kelly Clarkson. Recentemente trabalhou em “Let Me Love You”, de DJ Snake e Justin Bieber, e “One Woman Army”, de Ciara.

Brian Lee: Compositor coreano, ganhou notoriedade ao co-escrever as faixas “Americano” e “Highway Unicorn” de Lady Gaga. Além de ter também trabalhado em “Let Me Love You”, de DJ Snake e Justin Bieber, ele teve um hit este ano com a canção “Work From Home”, do Fifth Harmony.

Leon Thomas: Ator americano, despontou recentemente como compositor ao fazer parte do duo The Rascals e trabalhar em cinco faixas do álbum de estreia de Ariana Grande.

Diana Gordon: Compositora da faixa “Sorry” do álbum “LEMONADE” de Beyoncé, a americana também já trabalhou com Jennifer Lopez em “(What Is) Love?”, e Ciara, em “Livin’ It Up”.

Jake Gosling: Produtor britânico, já trabalhou com Ed Sheeran e Paloma Faith em múltiplas faixas.

Chelcee Grimes: Compositora britânica, ganhou notoriedade ao trabalhar com Kylie Minogue na faixa “Million Miles”. Atualmente ela está trabalhando com artistas como Kesha e Dua Lipa.

Stargate: Um dos duos mais poderosos da música pop, os irmãos Stargate trabalham com Rita há quase uma década. Para este álbum, Mikkel é o que mais tem colaborado (à julgar por fotos).

Jason “Poo Bear” Boyd: Um dos principais colaboradores de Justin Bieber, ganhou notoriedade por co-escrever muitos de seus hits, incluindo “Where Are Ü Now”, “What Do You Mean?”, “PYD”, “Hold Tight” e “All That Matters”. Também já trabalhou com nomes como Usher (“Caught Up”), Chris Brown (“Little More”) e Kelly Rowland (“Work”).

Rosie Danvers / Wired Strings: Rosie Danvers é uma multi instrumentista britânica que comanda a Wired Strings. De acordo com ela, Rita Ora gravou duas faixas com ela, TommyD e Andrew Watt em Londres, acompanhada de orquestra. Já trabalhou com nomes como Adele, Emeli Sandé e Kanye West.

Diztortion: produtor holandês, conhecido por seus trabalhos com Tinie Tempah e Sigma.

MNDR: Compositora da faixa “Get a Little Closer”, do álbum engavetado de Rita Ora, já trabalhou com nomes como Charli XCX (no EP “Vroom Vroom”), Brooke Candy (“Rubber Band Stacks”) e AlunaGeorge (“Mean What I Mean”).

Charli XCX: Uma das melhores amigas de Rita Ora, dispensa apresentações. Recentemente escreveu o hit “Same Old Love” de Selena Gomez.

Meghan Trainor: Outra amiga que enviou demos para o novo álbum de Rita e dispensa apresentações. De acordo com Meghan, uma foi gravada, chamada “Sugar Daddy”.

Needlz & Donut: Duo de produtores americanos, recentemente trabalharam no single “Oui”, presente em “Late Nights: The Album”, do cantor Jeremih.

PartyNextDoor: Um dos primeiros colaboradores do álbum, é notório por suas extensivas colaborações com o rapper Drake.

Teddy Sinclair / Natalia Kills: Cantora e agora vocalista do grupo Cruel Youth, deu a entender em recente entrevista que sua equipe enviou demos para Rita Ora. Estará presente no novo álbum de Alicia Keys como compositora, e escreveu faixas para Rihanna (“Kiss It Better”) e Madonna (“Holy Water”).

Daniel Zaidenstadt: Engenheiro de som, trabalhou em vários álbuns de destaque nos últimos anos recente, incluindo “Mind of Mine”, de ZAYN, “Warrior” de Kesha, “The Pinkprint” de Nicki Minaj, “The New Classic” de Iggy Azalea, e “ARTPOP” de Lady Gaga.

Jin Jin: Compositora, ganhou destaque recentemente ao trabalhar com Jess Glynne em algumas músicas, incluindo os smash hits “Real Love” e “Hold My Hand”. Também possui créditos em álbuns da Foxes (“All I Need”) e Little Mix (“Get Weird”).

Eyelar: Compositora nova na cena da música, co-escreveu o próximo single de Charli XCX, “After The Afterparty”, e possui alguns créditos em algumas músicas do Yellow Claw. Foi uma participante do The Voice of Holland e já trabalhou como backing vocal de Rita Ora em 2015.

Rudimental: Grupo de música eletrônica britânico que já trabalhou com Anne-Marie, Ella Eyre, Foxes e Ed Sheeran, produziu “Summer Love” para Rita Ora.

Woody Woodmansey: Baterista do David Bowie.

RAYE: Cantora e compositora, confirmou em entrevista ao The Sun que escreveu uma música para Rita Ora e que ela e seus agentes gostaram da faixa e iriam gravá-la. Recentemente ganhou o 3º lugar do BBC Sound Of 2017 e co-escreveu “After The Afterparty”, de Charli XCX, e participou juntamente com Rita do remix dessa mesma música.

MALIKA: Cantora e compositora, é uma das compositoras da faixa “Paper Heart”. Ficou conhecida por seu trabalho na faixa “Falling” do duo de DJs britânicos Snakehips.

Nasri Atweh: Vocalista do grupo MAGIC!, também é um compositor para outros artistas, já tendo trabalhado com nomes como Shakira (“Cut Me Deep”) e Tinashe (“Up We Go”). Recentemente escreveu a música “Not Afraid Anymore”, de Halsey, para a trilha sonora do filme “Cinquenta Tons Mais Escuros”.

Nile Rodgers: Lendário guitarrista, foi confirmado por Rita numa entrevista à Billboard. Dentre seus trabalhos recentes se destacam “Get Lucky”, do Daft Punk, Break Your Heart Right Back, de Ariana Grande, e a colaboração recente com Christina Aguilera, em “Telepathy”.

Ray BLK: Vencedora do BBC Sound Of Music 2017, compartilhou fotos em estúdio com Rita. Não é claro se será uma parceria ou foi uma sessão de composição.

Jess Glynne: Uma das maiores hitmakes do UK nesta década, que superou Rita Ora e Cheryl na quantidade de #1s por lá, também gravou recentemente com Rita Ora e Jin Jin, embora não tenha ficado claro se a sessão foi para o álbum de Rita ou o dela própria.

Steve Mac: Produtor de “Your Song”, ganhou grande destaque este ano ao produzir “Rockabye”, do Claen Bandit, e “Shape of You”, de Ed Sheeran.

Ammar Malik: Compositor do hit “Symphony”, do Clean Bandit e Zara Larsson, trabalhou com Rita Ora e Steve Mac em algumas faixas.

Prévias

Iremos atualizar esta postagem sempre que novidades aparecerem.