Existe uma nova fórmula para se tornar um top model. Neste outono, o America’s Next Top Model se muda para o VH1, e tudo irá mudar, desde à apresentadora nova, a pop star Rita Ora, para um novo painel de jurados.

Os novos jurados revelados exclusivamente hoje pelo USA TODAY incluem a modelo plus-size Ashley Graham; Drew Elliott, diretor criativo da Paper Magazine (por trás da capa de Kim Kardashian para a revista que “quebrou a internet”); e o estilista Law Roach, que conta Zendaya e Ariana Grande como suas clientes, e recentemente trabalhou com Celine Dion em Paris.

A mudança reflete como o mundo da moda tem mudado, a produtora executiva (e antiga apresentadora) Tyra Banks explica pelo telefone, enquanto curte suas férias com sua família.

“Não é mais sobre ter as melhores maçãs do rosto, os melhores beicinhos e o melhor cabelo”, diz Banks. “Meu objetivo é realmente entrar dentro das cabeças dessas garotas e mostrar que eu não estou procurando apenas mais uma modelo bem sucedida, ou alguma estrela das mídias sociais. Quero ambas. Quero um híbrido, porque é isso o que o mundo é”.

O novo conceito incluiu um desafio semanal de cultura pop. “Enquanto nunca irá existir uma substituta para Tyra, o que nós queremos fazer é realmente infundir este painel com estrelas da moda e especialistas de cultura pop”, diz o presidente do VH1 Chris McCarthy. Com Ora no comando, apoiada com o novo painel de ditadores do bom gosto, “juntos eles tem coletivamente o poder de dizer o que está dirigindo a moda e a cultura pop hoje em dia”, ele diz.

Ora diz que como Banks, ela quer que os participantes pensem sobre seus negócios no futuro primeiro.

“A abordagem que eu quero ter como apresentadora e jurada para as garotas é o que a minha carreira tem sido até o momento, que é ser uma mulher de negócios antes de mais nada e ser capaz de fazer múltipas coisas ao mesmo tempo, seja música ou fotografando (capas de revistas) e estando em filmes ou desenhando roupas”, diz Ora, citando uma semana em Junho aonde ela terminou o design de sua 14ª coleção com a Adidas e fez uma sessão de fotografias para a capa da Vogue Italia ao mesmo tempo que finalizava as filmagens das sequências de Cinquenta Tons de Cinza.

A pop star recentemente também se livrou de seu contrato com a Roc Nation de Jay Z e assinnou com a Atlantic Records. “Estou muito animada sobre isso”, disse Ora. “Na realidade eu estou gravando meu álbum enquanto nós estamos aqui conversando”.

O novo Top Model retorna para Nova Iorque para 14 episódios com todas as participantes mulheres. Em apenas uma semana dentro da produção, Ora diz que suas experiências anteriores em realitys, como jurada no The Voice da BBC e no The X Factor britânico, “não foram tão intensas” como seu novo trabalho.

“Acabei de finalizar a minha primeira eliminação”, diz Ora. “Não posso entrar em detalhes, mas foi definitivamente uma muito emocional”.